Influência da Decoração no nosso comportamento

Como a Decoração influencia nosso Comportamento

Sim, a decoração pode ter influência no nosso comportamento, e existem alguns cuidados que você deve tomar para evitar estresse e ansiedade.

Nesse momento, nunca ficamos tanto tempo em casa, e ainda, mesmo após esse turbilhão, o interessante será seguir com coisas que repensamos, e uma delas com certeza é a definição de lar.

A maioria das pessoas valorizaram ainda mais suas casas, afinal deve ser um lugar aconchegante para todas as horas do dia.

Então, pensando nisso, é importante entender como a decoração influencia no nosso comportamento.

Afinal, não é de hoje que sabemos que as cores têm influência direta nas nossas emoções, mas, não só isso, os aspectos do ambiente também.

Ou seja, podem levar ao relaxamento ou à tensão, gerar mais energia e produtividade ou dor de cabeça e desconforto.

Além de elementos que façam sentido para o seu estilo e para sua forma de viver, como gostos e hábitos, existem outros fatores interessantes a considerar, que podem influenciar no nosso comportamento. Veja alguns deles:

Cores e sua influência

Os tons neutros podem parecer ideais para quem não curte muito arriscar.

Entretanto, o que pode acontecer é tornar o ambiente monótono, cansativo e um pouco sem vida, o mesmo vale para a decoração monocromática.

Por outro lado, uma decoração mais colorida lembra modernidade, vitalidade e alegria. Já seu excesso, torna o ambiente poluído e mentalmente desgastante.

O excesso de cores deixa o espaço sobrecarregado, fazendo com que a mente esteja em estado de alerta, trabalhando mais do que o necessário para compreender tudo o que está vendo.

Assim, a dica é equilibrar criando uma base neutra para pontos de cor, com objetos ou intercalando o colorido da parede com uma parede mais neutra.

Da uma olhada neste post do blog, com as tendências de cores para você saber qual escolher na hora de decorar sua área externa.

De um modo geral, no entanto, use a décor mais colorida em ambientes que precisam despertar a atenção, manter as mentes atentas e produtivas, como estúdios e escritórios de criação.

Já espaços em que a mente e o corpo devem ficar mais relaxados, como áreas de lazer e quartos, opte por tons mais calmos e claros, apenas com alguns pontos de  cor.

Ambientes desorganizados podem levar ao estresse

A bagunça, ou então o excesso de elementos, podem afetar a forma como desempenhamos as funções do dia a dia, comprometendo a qualidade de vida.

Esse excesso de coisas gera uma tensão e até irritação, e podem ser evitados escolhendo móveis  funcionais e com dimensões apropriadas ao tamanho do seu espaço.

Reduza também o excesso de informação nos cômodos e de obstáculos no campo visual e deixe os caminhos mais livres para ter uma fácil circulação.

Harmonia de elementos 

Muitas cores, muitos materiais diferentes ou texturas, podem despertar sentimentos negativos, como estresse e ansiedade.

O interessante é criar uma harmonia entre os elementos, com móveis que tragam conforto e uma sensação de segurança, como os de fibra sintética, por exemplo.

Além de extremamente confortáveis, os móveis de fibra sintética são duráveis e bonitos,  são resistentes à chuva e ao sol direto, portanto podem ser usados em ambientes internos ou externos.

Iluminação para cada ambiente

A iluminação dos ambientes também influencia no comportamento e deve estar inserida no projeto de decoração.

A luz natural é importante para criar um ambiente iluminado e favorável ao descanso, principalmente investindo em uma paleta de cores mais clean.

Entretanto, depois que o sol se põe, toda a decoração é influenciada pela iluminação artificial, assim como nossas sensações.

Portanto, luzes em tons mais quentes, conhecidas como “amarelas”, promovem maior sensação de conforto e aconchego. São ideais para áreas de lazer, como salas e quartos, que prezam pela tranquilidade.

Já as luzes frias ou “brancas”, despertam a mente e deixam os sentidos mais alertas. Por isso geralmente são utilizadas em áreas de serviço e de estudo, ou mesmo no home office.

Móveis também impactam no humor

A escolha dos móveis também influenciam no nosso comportamento.

A beleza e o conforto são essenciais, mas ter a certeza de que fez o investimento certo em relação à qualidade e durabilidade das peças também aumenta a sensação de tranquilidade.

Os móveis da MAM Móveis Artesanais, por exemplo, possuem 3 anos de garantia.

Assim você tem muito mais segurança na escolha e certeza de estar fazendo um excelente investimento.

Venha conhecer nossa loja online MAM Móveis Artesanais e inspire-se nos ambientes decorados maravilhosos no nosso Instagram!

Share:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.